O Yoga de Radha Krishna (ou o Caminho do Poder do Amor)

Introdução

Para começar é importante lembrarmos o que é yoga. Em geral se reconhece ser a palavra referente a um estado de consciência, o qual denota vários níveis em que se possa estar. No entanto, ele envolve também o ápice de uma caminhada e o caminho empregado para proceder com ela.

Sendo assim, pode-se pensar yoga como onde se está, segundo onde se queira chegar, sendo este onde, um jeito de ser que significa um fim. Tal fim é especificamente, no yoga conforme o percebo, o objetivo de se estar vivo e consciente de existir.

Em outro momento, conceituei Yoga como o “caminho que conduz ao exercício natural da alma, cujo estágio mais elevado existe na sua associação com Deus”[1].

Comento aqui sobre um entre tantos de tais caminhos, já que existem infindáveis yogas. O Yoga de Radha Krishna é a vida em si expressando-se em alegres sensações de preenchimento pleno.

 

O Poder do Amor de Radha Krishna

Radha Krishna é o Casal Divino em humor de relação romântica. Através desta relação, o Senhor “exemplifica para a percepção de homens e mulheres o verdadeiro significado do amor conjugal, como ele é em Sua Mente, puro e transparente, incondicional e eterno”[2].

Desta forma, este Yoga nutre a vida na Terra e em todos os outros planetas. É ele que sustenta as cadeias vivas nos oceanos, no céu, nos solos e em qualquer lugar.

O Poder do Amor de Radha Krishna faz as cores serem mais brilhantes e os pássaros cantarem. Ele é o néctar dos frutos mais doces e a beleza das flores. Pode-se percebê-lo também na perfeição de uma rosa e em cada momento em que se sente a inspiração da alegria.

Por este Amor, as lavas derramam sobre a terra e as águas do mar; e formam até mesmo montanhas. As moléculas se mantêm coesas, dando forma a todos os corpos e ambientes onde os corpos vivem.

É ele que nos faz desejar a paz e a saúde e ao mesmo tempo é o que nos leva a sermos ativos. Quando desejamos fazer algo de bom e conseguimos, este Amor está agindo em nós. Se vencemos algum tipo de batalha a favor do lado do bem, Radha Krishna venceu.

Por outro lado, uma luz que se apaga, uma criança que chora de tristeza e/ou de dor e um corpo que envelhece e/ou perece, tudo isto é parte do distanciamento entre ambos.

Quando Radha sai de perto de Krishna, o mundo se entristece. Guerras só acontecem quando ambos não estão por perto um do outro. Doenças, poluição, caos urbano, intrigas, confusão são alguns sintomas do que interrompe o fluxo deste Amor.

Muitas vezes as pessoas decidem por elas mesmas criarem condições para que de alguma forma haja esta separação. Mesmo sendo ela muito breve e completamente provisória, coisas ruins podem então resultar desta decisão.

Comprovadamente a prática de yoga pode trazer para a vida mais tranquilidade e alegria, bem-estar e sobriedade. Hoje em dia até mesmo a relação do yoga com a educação e a incorporação de sua filosofia e princípios em escolas brasileiras já vem sendo considerada e estudada[3], [4].

Logo, será bom que eu possa aqui explicar como se deve ao Amor de Radha Krishna cultivar, de modo a atrair para a vida ao Yoga desta união.

 

Atraindo o Yoga de Radha Krishna para Si

Para viver a experiência deste Yoga, é preciso compromisso com o belo e o agradável, com o limpo e o transparente. É necessário gostar da serenidade e cultivar a paz da consciência.

Quando olhar para uma paisagem natural, deve-se absorver-se da naturalidade dela. Ao escutar um som agradável, deixar-se fluir com a sensação que ele produz em nós. Quando travar contato com uma experiência que nos favorece, causando-nos alegria, viver a alegria do momento.

Por outro lado, não se deve cultivar apego a nenhum tipo de circunstância temporária, como estas que acabo de mencionar. Aliás, o apego de qualquer tipo por coisas provisórias é sempre tido como causa de sofrimento.

Shri Krishna diz: “As pessoas sábias libertas do orgulho e ilusão, tendo conquistado os males do apego material e que estão sempre dedicadas à busca espiritual, completamente livres de desejos materiais e desprovidas de dualidades na forma de prazer e dor, vão para essa morada eterna[5]”.

A morada eterna que Ele menciona é exatamente o foco deste Yoga.

Portanto, o Amor de Radha Krishna está no aspecto sagrado da vida e no que nos eleva aos significados superiores da existência. Ele está na pureza dos eventos que purificam o espírito, na placidez que percebemos em algumas situações e nos nossos próprios corações quando eles se pacificam.

Para atrair este Yoga para a vida e trilhar o Caminho do Poder do Amor é preciso cumplicidade para com as coisas belas e boas da vida. No entanto, lembro que a beleza e bondade são puras e não maculadas com o pecado do mundo. Afinal, elas fazem parte deste mais perfeito Amor.

Quando alguém peca causa distração da beleza e do bem para si e para os outros. Então, gera separação de Radha Krishna, mesmo que provisória e muito breve.

 

O Que se Ganha ao Trilhar tal Caminho?

Ganha-se esperança, brilho, alegria, além de compreensão, segurança e superação. Cada vez que se olha para a vida e prefere-se perceber seu sorriso, adquire-se a cumplicidade com ela, no momento preciso em que ela sorri.

A vida é vista de outro ângulo de visão e ele é singelo e puro. Ele é direto e nítido, sem meios termos e fácil de se obter.

Porém, a facilidade depende de se ter certeza do que se vê. Tem-se certeza simplesmente ao aceitar que a beleza está ali ao alcance da visão; ou que está se percebendo o que pacifica nos momentos que a paz pode ser percebida.

Assim a pessoa que pratica se deixa fluir com a vida e aprende a saciar-se dela. Tal “experiência produz qualidades como: não violência, verdade, moderação, alegria, autodisciplina; e um sentido de conexão com o todo”[6].

É também natural que a espontaneidade se torne óbvia para quem com a espontaneidade que há no Amor de Radha Krishna queira se encantar. Este estado de encantamento é poesia pura, podendo ser vista e sentida em vislumbres do que faz bem e é bom se cultivar.

 

O Que Mais Há Para Se Dizer?

O Yoga de Radha Krishna é diferente dos outros yogas porque leva a um tipo de experiência que ninguém mais além de Radha e Krishna sabem viver. Então, quem o alcança, vive o Amor que existe entre Seus corações.

Este Amor é o que há de mais belo e todas as belezas do mundo juntas fazem parte dele, mas não o atingem em perfeição e pureza. Afinal, trata-se da Fonte de todas as coisas que de alguma maneira extasiam e emocionam.

Por tal Poder, as águas do mar se movimentam. As nuvens se locomovem e os seres se refugiam na vontade de viver.

Ele é tudo que se possa desejar a fim de se estar feliz e em paz.

O Amor de Radha Krishna é singular, sem igual. Ele ensina a viver e a ser feliz, a aprender com cada fato do ato de existir; e satisfaz como nada mais pode satisfazer. Quem o conhece, ansia por ele a cada instante.

Este Amor que preenche, que liberta. Ele é mais do que se possa imaginar, quando ainda não se experimentou das sensações que ele causa. Portanto, este Yoga é o Caminho que se abre para a verdadeira arte de existir.

Só o Amor cura todas as dores. Só o Amor nos faz fortes o suficiente para reaver o equilibrio mesmo em um momento de dúvida. Só o Amor dura para sempre em nossas vidas. Sendo este, entre todos os amores, o mais intenso e sincero.

“Tal sentimento é a mais perfeita expressão da unidade que se multiplica e da multiplicidade que busca unificar-se, o que está intrínseco ao sentido de existir do ser humano”[7]. Ele é ao mesmo tempo apreciação da essência do belo e do bom e o “elo que pode ligar o ser humano a Deus e Deus ao ser humano”[8].

Radha Krishna nunca se separa(m) por causa dele, exceto para quem se esquece de como ele é e deixa de praticar este Yoga em algum momento da vida.

Palavras Conclusivas

Yogas existem muitos e mestres de tais Caminhos abundam no planeta desta e de outras épocas. Portanto, pode-se aprender yoga facilmente, desde que se dedique a tanto. Porém, suas diferenças servem para alguns mais do que para outros. De modo que, quem pratica escolhe qual praticar.

O Yoga de Radha Krishna é para quem gosta da simplicidade de sentir o aroma que exala de um canteiro de rosas. Ele servirá bem também para aqueles que preferem caminhar em silêncio sentindo a brisa do mar soprando no rosto.

Pessoas que sentem atração pelo canto dos pássaros e pelo brilho do sol que aquece ao redor certamente gostarão de conhecê-lo.

Porém, para chegar a tanto, é preciso sair do estado de dormência que muitas vezes se apodera do ser humano. Este estado vem criando confusão no mundo e destruindo a natureza. É ele que separa os que se juntam com objetivos elevados e/ou que desejam sentir o poder da união construtiva.

Radha Krishna é a situação contrária a isso tudo, sendo o motivo de querer viver quando a vida é vista como a mais perfeita das dádivas. Para vê-la assim, basta querer encontrar com este Amor dentro do coração. Porém, este querer tem que se tornar tudo que se almeje; e isto é Yoga, um Caminho de Poder baseado no mais puro e perfeito Amor.

Ensino este Yoga, pois o vivo com completa autoentrega e puro e intenso aprofundamento. Quem desejar conhecê-lo, o encontrará dentro de mim.

Leia mais sobre minha experiência em Shri Krishna e em Shri Krishna Madhurya.

 

Referências

[1] SHRI KRISHNA MADHURYA. Bhakti-Rasa e o Caminho da Flor de Lótus. Rio de Janeiro: Shri Krishna Madhurya Trust, 2016.

[2] SHRI KRISHNA MADHURYA. Madhurya, a Rasa da Doçura. Rio de Janeiro: Shri Krishna Madhurya Trust, 2015.

[3] FARIA, A. C.; DEUTSCH, S.; DAMASCENO, F.; FRAIHA, A. L.; CASTRO, M. Yoga nas escolas: Por uma proposta integradora em busca do autoconhecimento. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA, INNOVACIÓN Y EDUCACIÓN, 2014, Buenos Aires. Anais […]. Buenos Aires: UBA, 2014.

[4] CORRÊA, I. M. Yoga na educação: Uma abordagem interdisciplinar na escola em busca do desenvolvimento humano. 2016. Unidade Didática Pedagógica (Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE) – Secretaria de Estado da Educação do Paraná; e Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

[5] Bhagavad-Gita 15.5.

[6]  MORAES-ORNELLAS, V. dos S. (Shri Krishna Madhurya). Ensinando e aprendendo a viver em harmonia com a natureza através dos Yoga Sutras de Patanjali: alguns casos de estudo. In: CICLOS DE ESTUDOS METACOGNITIVOS E DE AUTOCONHECIMENTO, Rio de Janeiro, 2019, p. 7. Resumos das Temáticas (…). Rio de Janeiro: R. B. Ornellas, 2019.

[7] MORAES-ORNELLAS, V. dos S. (Shri Krishna Madhurya). Agape e Eros: Interpretações do amor, suas correspondências e complementaridades para a vida em sociedade.  In: CICLOS DE ESTUDOS METACOGNITIVOS E DE AUTOCONHECIMENTO, Rio de Janeiro, 2019, p. 11. Resumos das Temáticas (…). Rio de Janeiro: R. B. Ornellas, 2019.

[8] Ibidem.

 

One Comment

ADICIONE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.