Flores e Alegria: o poder da beleza e do aroma

As flores atraem bastante a atenção da maioria das pessoas e podemos questionar por quê. Pretendo levantar algumas questões, de modo a organizar as ideias e, partindo disso, proporei uma espécie de relação amistosa com elas, que possa curar desprazeres e aumentar a alegria.

De fato, observando-as e à maneira do ser humano interagir com sua beleza, chego a algumas conclusões.

Misturando influências de uma formação acadêmica na área da biologia e a experiência com meditação e autorrealização que tenho, surgem algumas bonitas conexões que podem ser feitas.

A seguir apresento as que me parecem adequadas para começar.

 

Flores do ponto de vista biológico

Elas são órgãos reprodutivos das plantas, ou seja, conjuntos de estruturas importantes para a propagação das espécies.

Do ponto de vista da observação de sua beleza, o que mais chama a atenção geralmente são as pétalas. É importante lembrar que elas são folhas modificadas com função protetora das estruturas reprodutivas masculinas e femininas.

Os carpelos por sua vez são folhas modificadas que originam os óvulos. Eles formam o pistilo, no qual está inserido o estigma receptor de pólen, além do tubo polínico e do ovário (veja na gravura abaixo).

Muitas flores têm, além dos carpelos, também estames, sendo bissexuadas. Em outras, há flores com função feminina e flores com função masculina. Certas espécies de plantas têm indivíduos que produzem apenas estames e outros que produzem carpelos.

A Ciência demonstra que estudar a reprodução de plantas aumenta a compreensão do equilíbrio ecológico, da evolução delas no planeta e de como sobrevivem os animais que utilizam flores. Diz-se que as interações entre plantas e polinizadores são vitais para a integridade dos ecossistemas naturais, assim como para a manutenção ou aumento na produção de alimentos pelo ser humano[1].

As pétalas são bastante atrativas para a apreciação humana, devido à variedade de formas e cores. Tanto elas quanto as sépalas (parte exterior do cálice) podem conter glândulas que produzem aromas, os quais também causam impressões ao ser humano, agradáveis ou não. Estas impressões nos interessarão bastante a partir de agora.

  

Flores do ponto de vista terapêutico

Partindo para uma lógica mais abstrata, podemos pensar as flores como ingredientes de um estilo de vida saudável e feliz.

Elas de fato integram terapias, tratamentos e/ou apenas alegram o dia-a-dia naturalmente. Florais, infusões para banho e chás são empregados com frequência. Arranjos florais são usados em terapias e o cultivo delas também pode ajudar a acalmar emocionalmente quem as aprecia.

Os florais já são aceitos pela comunidade científica dentro de uma abordagem de tratamento natural ou complementar. Existe um artigo da área de Enfermagem que propõe um modelo de assistência com uso dos Florais de Bach[2].  As autoras explicam o enfoque subjetivo, com ação sobre as causas sutis das doenças e não apenas sobre os sintomas físicos.

Já os chás e infusões de flores harmonizam a partir do seu aroma e curam por meio de suas propriedades.  Muitas dicas sobre seus usos podem ser encontradas na web[3],[4].

Arranjos florais são trabalhados de diferentes maneiras. Técnicas de Ikebana, desenvolvidas no Japão, promovem “transformação pessoal, do ambiente e a troca de energias com a natureza[5]”. Para confeccioná-los, faz-se uso de flores secas e restos de outros materiais encontrados na natureza.

Terapia ocupacional é realizada por aplicação desta arte floral japonesa[6], assim como também do cultivo de flores. Mas, existe ainda outro tipo de terapia floral, a qual emprega de bouquets de flores frescas. Leatrice Eisenman é uma especialista no efeito das cores sobre as emoções humanas, o que inclui os arranjos florais[7].

Ademais, as flores estão em pinturas e gravuras que as pessoas gostam de visualizar em suas meditações. Elas estão presentes em muitos altares e cerimônias e dentro de determinados conjuntos de significados ou simbolismos místicos.

Portanto, pode-se contar com a beleza, os significados e os aromas das flores em diferentes momentos da vida.

 

Cura emocional pelo poder das flores

A partir de tudo o que foi argumentado, percebe-se que as flores têm de fato alguns poderes. Suas formas atrativas convertem certos seres na natureza a dispersores de seus gametas. Desta forma, elas conseguem deixar descendentes.

Os aromas que exalam são transformados em essências, as quais podem perfumar os lares e as pessoas, fazendo bem aos usuários.

A manipulação delas para fazer arranjos, artes florais e/ou plantios ocupa aqueles que apreciam trabalhar com elas. A partir da ocupação, a mente pode ser harmonizada, esquecendo de rancores e ideias autodestrutivas. A atenção é desta forma desviada para a confecção de coisas belas.

As cores dos arranjos têm efeitos sobre o humor de quem os recebe. Portanto, para presentear alguém com flores, é possível expressar o que se quer oferecer através do presente de acordo com as cores delas. Há muito a se escrever sobre este assunto e certamente o farei, tão grande é o interesse de um amplo público em torno delas.

Resta salientar que ao contemplar uma flor ou várias delas, pode-se tirar proveito do que a natureza oferece para quem as observa. Para tirar proveito, você que olha com vontade de acalmar seu coração com o que vê, procure respirar fundo, aliviar-se dos desgastes emocionais e deixar-se preencher das boas impressões que elas lhe transferem.

Se puder aproveitar ainda mais deste encontro, sente-se perto delas. Caso tenha como ouvir música ao mesmo tempo, escolha aquela que mais lhe acalma o espírito e relaxe, apreciando as formas, cores e/ou aromas destas tão lindas companheiras da jornada humana.

 

Referências

 [1] Figueiredo, R. (2000). Biologia floral de plantas cultivadas: aspectos teóricos de um tema praticamente desconhecido no Brasil. Argumento, 3: 8-27.

[2] Jesus, E. C., Nascimento, M. J. P. (2005). Florais de Bach: uma medicina natural na prática. Rev. Enferm. UNISA 6: 32-7.

3] Floricultura Ikebana Flores. Disponível em: <https://www.ikebanaflores.com.br/blog/cha-feito-com-flores/>. Acessado em 22/05/2020.

[4] Chás florais. Disponível em: < http://www.klubedocha.com/tipos-de-cha/chas-florais>. Acessado em 23/05/2020.

5] Ferraz, M. (2019). Terapia floral. Correio Braziliense. Disponível em:< https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2019/09/22/interna_revista_correio,783688/terapia-floral.shtml>. Acessado em 23/05/2020.

6] ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. (2018). Seguindo o caminho das flores. Disponível em: <https://www.abrale.org.br/revista-online/o-caminho-das-flores/>. Acessado em 23/05/2020.

[7] ORCHID REPUBLIC. (2019). Floral therapy, the many ways flowers can heal you. Disponível em: <https://orchidrepublic.com/blogs/news/floral-therapy>. Acessado em 23/05/2020.

 

ADICIONE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.