Alquimia dos Sonhos

Introdução

Os sonhos são parte do cotidiano da pessoa humana que vive a experiência material a partir da consciência em seu estado contraído.

Eles têm sido foco da atenção das sociedades, sendo incluídos, de diferentes maneiras, em meio às suas manifestações literárias e/ou artísticas, bem como esotéricas e religiosas.

Muitos se debruçaram sobre a questão da interpretação dos componentes oníricos. Diversas listas de significados dos sonhos têm sido propagadas. No entanto, quero fazer entender que sonhos são muito pessoais, da mesma forma que a sua interpretação.

Eles podem até mesmo ser compreendidos como oráculos individuais. Através deles a pessoa humana pode se avaliar e aos seus meios de existir, de modo a recompor-se perante a vida e se redirecionar em suas rotas.

Acontece que, em épocas diferentes da vida de uma pessoa, ela pode vir a travar contato com um mesmo sonho e interpretá-lo de maneira diferente a cada evento. Isto se dá porque o contexto, no qual o convívio com as mesmas imagens oníricas se deu, mudou, transformando os significados das expressões do que está no íntimo de quem sonhou.

Desta forma, as listagens simples de significados dos sonhos nem sempre fornecerão apoio a quem pretende entendê-los com clareza e seriedade.

Sua compreensão mais abrangente dentro do que se está vivendo é fundamental para que tais componentes da vida diária possam ser mais bem aproveitados.

Eles podem ser até mesmo direcionados segundo os interesses de quem sonha, a fim de empregá-los em auto avaliação e em autotransformação.

Portanto, direcionem suas atenções ao que estão fazendo dos seus cotidianos. Vejam em seus sonhos o reflexo de suas condições mentais, astrais e físicas. Porém, procurem entender que eles existem como o que suas inteligências transcendentais estão lhes espelhando.

A seguir, abordo categorias de sonhos e uma alquimia que permite a quem sonha aproveitar melhor de suas experiências oníricas. Espero poder ajudar os leitores a terem felizes imersões neste universo tão íntimo de todos nós.

 

Categorias de Sonhos

A maioria das listagens de significados dos sonhos propõem interpretações deles baseadas em objetos e eventos isolados que aparecem os compondo. Por exemplo, significado de sonhar com “gato preto”, “lua cheia”, etc.

Então, quem interpreta precisará articular tais elementos de modo a obter alguma clareza sobre eles. O problema é que geralmente não se considera o contexto em que eles estão sendo produzidos, o que é na verdade o elemento mais importante da interpretação das experiências oníricas.

Nem sempre o significado de um objeto ou evento será o mesmo para diferentes pessoas ou até mesmo para uma mesma pessoa, porém, em distintas épocas de sua vida. Desta forma, devem-se conhecer alguns padrões genéricos através dos quais sonhos podem ser classificados e procurar pelos sentidos pessoais dos seus pormenores.

Para deixar isso ainda mais claro, vejamos um exemplo de significado obtido através de um mecanismo de divulgação popular (internet).

São colocados os seguintes significados para dança: (a) estar dançando – grandes alegrias a caminho, boas notícias, tanto de perto quanto de longe; e (b) estar vendo uma dança – melhoras financeiras, promoção, acredite na sua sorte.

No entanto, apenas para ilustrar a complexidade da questão, acrescentamos que o “estar dançando” poderia estar acontecendo para alguém que, na vida pessoal diária, estivesse em uma das seguintes situações:

(a) bem, com grandes realizações e satisfeito com a vida;  

(b) em desconforto com as condições de seu existir, por falta de recursos financeiros, destituído de amigos e/ou sentindo-se sem direção.

São apenas exemplos, pois, as intrincadas teias de existência, fazem com que muitas variáveis possam se expressar, diferenciando ainda mais as condições daqueles que sonham com dança.

Continuando com a análise da interpretação de estar dançando no sonho, enquanto na vida pessoal de quem sonha está tudo bem, o sonho pode estar reforçando para esta pessoa sua satisfação pessoal com seu atual momento.

Ao mesmo tempo, o mesmo tipo de sonho para quem não está confortável com a vida diária, poderá causar-lhe diferentes impressões. Se as impressões forem boas e lhes inspirarem bem estar e otimismo, este tipo de sonho pode de fato estar lhe indicando melhorias a caminho, principalmente se as intuições mostrarem o mesmo para quem sonhou.

No entanto, se a dança do sonho causar inquietação e desassossego, há a possibilidade de que ela esteja indicando o estado de confusão mental/astral/física daquele que sonha, que está sendo lhe causada por sua condição.

Estes dois exemplos foram aqui colocados apenas para ilustrar o quão complexa pode ser a interpretação de sonhos, de modo que as listagens de significados nem sempre se mostrem adequadas para auxiliar na compreensão deles.

Sonhos exprimem para nossas percepções o que está inscrito em arquétipos. No entanto, seus conteúdos são mais amplos do que apenas o enfoque principal da cena que marca a quem os experimenta. Ver uma dança pode ter inúmeras conotações, o que dependerá do estado de espírito de quem está vendo, bem como da forma e do humor da dança que se vê.

Se a dança for lúgubre e assustadora, certamente ela terá sentido diferente de uma dança bela e inspiradora. Mesmo assim, se a dança é bela, mas, aquele que a assiste se encontra deprimido e desejoso de mudar algo em si, ela terá um significado distinto para este do que para quem assiste uma cena assim e se sente renovado e feliz de haver a presenciado.

Simbolismo Onírico: alguns exemplos

O que proponho é uma interpretação de sonhos diferente do que se costuma propor. Ela é esquematizada em torno das seguintes sete categorias de sonho:

 

(a) Impulso criativo para mudança

Sonhos de abertura para o novo sempre estarão associados a momentos em que a vida parece não fazer mais sentido como ela está, ou ao menos algum aspecto dela.

Por este motivo, deve-se percebê-los na interação de seus conteúdos com os significados das experiências concretas do estado de vigília. Eles poderão causar impressão de desconforto ou, do contrário, estimular a criatividade de quem sonhou.

Seus efeitos dependerão da percepção daquele que os vivencia, bem como de seus elementos, dentre os quais, mencionam-se alguns exemplos:

Casa velha, preparação de bagagem para viagem, dificuldade para realizar alguma tarefa em particular, busca de novo espaço para morar e/ou trabalhar, estar vestindo roupas velhas (sujas e/ou rasgadas), desembarcar em uma ilha – pode indicar começo de fase introspectiva, terminar uma relação conjugal antiga e/ou conhecer alguém novo.

(b) Desequilíbrio e/ou controle das emoções

Às vezes, a mente da pessoa desperta se deixa perturbar excessivamente devido a situações que parecem difíceis de ultrapassar. Da mesma forma, enquanto o corpo dorme, a consciência se movimenta em torno de aparentes dificuldades, o que reflete em desequilíbrios emocionais que serão sentidos como parte dos sonhos.

Por outro lado, há situações mais agradáveis, quando quem sonha se deleita com eventos e/ou ambientes com os quais trava contato.

Em geral, tais sonhos favoráveis agradam a mente e felicitam ao coração e quem sonha não deseja perder o contato com a experiência mesmo após acordar. Dentre elementos bons ou ruins, pensem nos seguintes:

Satisfazer-se com alimentos saborosos, conhecer alguém agradável, estar ao lado de uma entidade de Luz e/ou Divindade, ganhar algo que lhe cause alegria, estar descansando em pleno conforto, aquietar-se por desejar algo que não consegue obter, sentir o coração pulsando de medo, presenciar um alagamento ou um acidente (de carro, no mar ou outro).

(c) Mudança para os pensamentos

Há muitos sintomas de que padrões ultrapassados de ideias e valores precisariam ser trabalhados, para que se possam dar outras conformações às condições da mente. Dentre tais sintomas, alguns sonhos se fazem notar, e eles transferem mensagens do que não está bem e, portanto, do que é preciso mudar.

Por outro lado, existem também experiências que indicam bem-estar e satisfação com o que se vive durante a vigília. Muitas vezes sonhos agradáveis são indicadores de saúde no pensar e acerto no raciocinar, de forma que eles apontarão o que é favorável para quem sonha.

Esses sonhos podem conter alguns dos seguintes elementos:

Sentir-se velho e ver-se com aparência desgastada, estar em casa desarrumada e não conseguir organizá-la, ver uma condução passar e perdê-la, estar prestes a viajar de avião sem conseguir embarcar na aeronave, discutir com alguém por causa de teimosia, passar em um teste e ficar satisfeito com o resultado, estar feliz entre outras pessoas.

(d) Necessidade de harmonização;

Sonhos com a experiência de amenidades, em geral, apontam que se está vivendo algum tipo de situação favorável. Por outro lado, aqueles que causam impressões desagradáveis certamente indicarão falta do que promove segurança e harmonia.

Caso se sonhe com perturbações muito fortes, como tempestades e vendavais, ondas marítimas revoltas, perseguições por pessoas ou entidades assustadoras, estar-se-á passando por alguma fase da vida em que os pensamentos e as emoções encontram-se perturbadas.

Há, no entanto, sonhos que prenunciam o que está para acontecer, e mesmo estes aludem a desequilíbrios físicos, astrais e mentais que estão prestes a se fazer evidentes devido a causas que já existem na vida pessoal.

Alguns movimentos que se podem perceber como parte de experiências deste tipo são:

Ver-se embarcado em um mar revolto, estar em paisagem agreste e/ou recoberta por nuvens escuras, andar em terras desconhecidas sem saber para onde ir, permanecer em um ambiente onde há discussão e desarranjo entre pessoas, sentir a necessidade de sair de alguma circunstância incômoda, perceber-se em meditação ou em silêncio sereno, estar ouvindo alguma música agradável e tranquila, ver anjos e/ou travar contato direto com eles.

(e) Busca por (e realização de) reorganização

Buscar por (e realizar) a reorganização de mecanismos da vida exige de cada qual um repensar diferente, que é específico ao processo pessoal. Além do que, ao longo de diferentes períodos e/ou etapas da experiência individual, de uma mesma pessoa, as exigências são outras.

A dinâmica do ato de viver é sempre muito evidente, e quanto mais alguém se abre para o dinamismo que é inerente ao ser/estar, mais oportunidades se abrem para haver a multiplicação das aberturas. Enfim, mais e mais se amadurece na medida em que a consciência se expande.

Sendo assim, pensamentos renovados causarão outras maneiras de organizar o que precisa ser renovado constantemente dentro de qualquer pessoa, que é seu repertório de configurações íntimas e existenciais.

Na lista a seguir estão alguns exemplos de sonhos que podem estar indicando este tipo de necessidade:

Tentar arrumar bagunça na casa com dificuldade de fazê-lo, encontrar na mesa ou geladeira algum item alimentar que não deseja comer, participar de uma cena em que familiares demonstram conflito interpessoal e sentir impulso de ajudar, estar sendo vítima de muitas perseguições (saindo ileso de todas, mas, desejando se libertar da mesma condição), escolher roupas para se vestir com dificuldade sem achar as mais adequadas, buscar pelo caminho melhor por onde caminhar.

(f) Vivência de reformulações na vida

Inúmeras pistas podem ser empregadas para a decifração do futuro imediato, bem como do mais distante. Basta haver atenção e, partindo de alguns experimentos iniciais, treinamento, para que se possa fluir através dos eventos com visão prévia de como eles estão se fazendo.

Muitos sonhos podem ser indicativos de que o que se está vivenciando mostra a quem vivencia o que ela mesma está se causando. Outros apontam para a necessidade de reformular-se para se adaptar às reformas que estão acontecendo.

Os que são aqui mencionados ajudarão a encontrar outros que lhes são próprios. Vejam o que conseguem apreender a partir dos seguintes mecanismos oníricos e seus significados dentro de suas perspectivas:

Ver uma árvore repleta de frutos caindo de maduros, estar se movimentando em busca de algo que sabe onde está, ver-se acordando e levantando-se de uma cama, colher flores em um jardim, participar de um debate, dar uma aula em uma classe com alunos, perceber-se em processo de finalização dos preparativos de algo, sentir-se pressionado a fazer algo que não gostaria, ver objetos caindo dos céus.

(g) Libertação, síntese e/ou conclusão

Sonhos de liberdade são bem inspiradores, principalmente quando eles se fazem agradáveis aos raciocínios e às emoções. Nem sempre, no entanto, eles se mostram favoráveis à satisfação pessoal. Há experiências oníricas que, devido ao desagrado que causam, apontam para a libertação que a pessoa deseja para si. Vejam a seguir alguns exemplos:

Sonhar com morte de outros e de si mesmo, terminar um relacionamento amoroso, concluir uma discussão, conquistar o que buscava (uma casa, um carro, etc), chegar ao destino e saltar da condução, terminar de ler um livro (revista ou jornal), concluir uma reunião e/ou um debate.

Considerações Finais

As categorias de sonhos apresentadas apontam para o significado maior das vivências oníricas e não se prendem excessivamente a pormenores.

Compreendam que o entendimento que se pode obter de tais componentes alquímicos de nossas vidas será mais adequado para o crescimento espiritual quando os olharmos a partir de ângulos de maior abrangência.

Afinal, mesmo na vida dos momentos de vigília, não se deve se apegar tanto aos pormenores, mas, sim buscar pelos sentidos maiores de cada experiência que se vive. Da mesma forma, enquanto se busca desenvolver uma maneira de interagir mais conscientemente com os estados oníricos, deve-se ampliar ao máximo a visão.

Olhando, então, os sonhos a partir de mais elevados patamares da consciência, deve-se entendê-los segundo o que tal estado de percepção sugere à alma que vê. Não deve ser a mente, conforme ela interage cotidianamente com o mundo externo, a intérprete, mas, sim o que há de mais profundo e aguçado dentro do ser que sonha e experimenta dos sonhos com consciência e bom senso.

Ademais, lembrem-se que sonhar é natural. Embora alguns não consigam lembrar de suas experiências oníricas, ao menos aspectos de tais experiências haverão de eventualmente aparecer dentre as reminiscências do descanso corporal.

Por este motivo, é bem favorável para aquele que deseja se conhecer, e aos seus processos de vida, interagir com consciência com estes momentos. Eles podem ser tornar muito úteis para a mente que pretende se auto avaliar e se purificar por meio do esclarecimento.

Importa que saibam usar da oportunidade que os sonhos oferecem de maneira esclarecida, o que os fará capazes de direcionar a tais eventos sutis, os quais se mostram bastante presentes na sociedade humana desta época. Usem-nos a fim de exercerem poderes sobre si mesmos. Verão o quão benéfico lhes será aproveitarem de mais este gratuito recurso que a experiência humana provê para nossas pesquisas pessoais.

Para mais esclarecimentos individuais, entrem em contato com [email protected].

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *