As postagens expressam um pouco do muito que temos vivenciado, sob a influência da Mística Luz dos Jardins de Krishna e, de maneira mais abrangente, do Hinduísmo Integral. Portanto, elas reúnem muitos significados que sem dúvida serão úteis para quem deseja espiritualizar-se.

Não só os que ainda são muito iniciantes em vida espiritual obterão vantagens destas postagens. Quem já trilha uma caminhada há mais tempo encontrará nelas elementos para iluminar suas reflexões. Isso porque o aprofundamento acentuado é uma característica evidente da experiência transcendental, a qual é a fonte sagrada dos nossos textos.

Este material, a princípio, estava sendo organizado em cinco categorias principais: Yoga, Tantra, Espiritualidade, Desenvolvimento Pessoal e Alimentação Natural. Outros enfoques surgiram na página – Hinduísmo e Ciência Religiosa -, além desses mencionados, no entanto, pois a abertura ao que se torna expressão (ao novo) é também um objetivo do ato de existir.

A seguir explico as cinco categorias principais.

Yoga

Esta palavra tem sido compreendida de distintas maneiras, pois fazem-se diferentes recortes em torno dela. Mas, Yoga para nós é caminho ou meio para chegar-se a essência do ser. Esta essência é e ao mesmo tempo não é a mesma para todos.

Acreditamos que Deus é tanto uma energia não qualificada quanto uma Pessoa Suprema. Desta forma, autorrealizamo-nos ao nos reconectarmos com nossa essência original, a qual é e ao mesmo tempo não é una com Ele.

Yoga é o meio para que haja a autorrealização. Desta forma, é caminho de aprofundamento na essência do ser. Ao aprofundarmo-nos na nossa essência, enriquecemos nossa vida de amor, felicidade, saúde, equilíbrio, harmonia e tudo o mais do que precisamos.

O Senhor Krishna explica para Arjuna: “Ó Dhananjaya, cumpra com seus deveres, sendo constante em Yoga, enquanto renuncia ao desejo pelos frutos e permanece igual no sucesso e no fracasso. Esta regularidade da mente é chamada Yoga[1]”.

Para chegar a tal estado de consciência são necessárias muitas práticas. Iremos escrever sobre algumas delas, procurando fomentar o discernimento de quem busca por Yoga.

Nossas postagens desta categoria, portanto, farão diferentes recortes, a fim de explicar seus significados. Queremos mostrar que praticar Yoga vai muito além do que as asanas (posturas) por elas mesmas podem levar alguém a alcançar.

Tantra

O Senhor Shiva nos ensina que o Tantra de mão esquerda e o de mão direita começam e terminam no mesmo lugar, “a eterna consciência que Comigo para sempre está, pois é em Mim que se quer chegar, seja de um jeito ou de outro, porém, segundo gostos e maneiras diferentes de para o mundo olhar”.

Mesmo assim, baseados na obra de nossa autoria, Shiva Tantra para Libertação Espiritual – o Tantra da Pessoa de Deus (2017), praticamos e ensinamos Vidya Tantra, o denominado Tantra da Mão Direita.

Para praticá-lo , deve-se “compreender que a União entre Shiva e Shakti é a união entre a matéria e o espírito ou a forma e a consciência, o que só é possível realizar através da união entre a alma e sua Fonte”.

Isso por si só, liberta o praticante da melancolia que a linearidade impõe, expressando boa sorte e adequado andamento para todos os projetos que vem à forma por obra e desejo da Pessoa Suprema. 

Espiritualidade

Este termo é bem abrangente e inclui muitas coisas bem diferentes. Mas, todas elas têm a ver com a parte de nossas vidas que não pode ser compreendida pelos padrões materiais do pensamento. Para entender as experiências espirituais é preciso aceitar que nem tudo pode ser explicado como tradicionalmente quer-se entender o mundo.

Mesmo a ciência tem algumas ramificações do conhecimento que têm buscado por explicações para fenômenos de espiritualidade. E estas explicações às vezes fogem do que usualmente é aceito há milênios pelo meio acadêmico.

Tudo muda ao longo do tempo, inclusive o alcance do pensamento humano. Há provas disto em todas as linhas de pesquisa da ciência e na filosofia.

Um exemplo da atualidade é o debate acadêmico recente em torno da existência de universos paralelos. O termo multiverso tem sido utilizado ao invés de universo[2]; e já se vem estudando a possibilidade de haver outras Terras em outros universos como o nosso.

Esta questão de universos ou dimensões paralelos já foi descrita muitas vezes em textos esotéricos. Nós mesmos temos trabalhado com ela consciente e nitidamente. Pode-se encontrar algo em torno deste assunto na revista Shamballa e no curso sobre os 49 raios cósmico-divinos.

O fato é que tratamos aqui de uma espiritualidade que se desenvolveu sob influência principalmente da religiosidade Indiana, do Vegetalismo Sul-Americano e da Grande Fraternidade Branca.

No entanto, usamos da palavra “principalmente” porque é impossível isolar-nos de todas as demais tendências espirituais humanas. Até porque não desejamos fazer isto.

Somos simpatizantes de todas as religiões mundiais e de seus fundadores. Além do que, transitamos bastante entre grupos espiritualistas, conhecemos inúmeras obras e coleções literárias de linhas diferentes e, enfim, o resultado é o que aparece nestas publicações.

Ademais, resta informar que há uma poderosa influência de Krishna e/ou Shiva e da Shakti sobre nós. Certamente, em muitos momentos das postagens esta influência acabará aparecendo.

Desenvolvimento Pessoal

Esta é uma área do conhecimento humano que tem crescido muito ultimamente. Ela cresce porque as pessoas têm vontade de melhorar de vida. Para que isto seja possível, é necessário haver aprimoramento intelectual, emocional e do cotidiano em geral.

Pode-se encontrar muita informação sobre o assunto na internet, em cursos e livros. Mas, o que estaremos divulgando aqui é um tipo de ajuda à consciência que quer se adaptar melhor ao mundo desta época, porém sob influência da Espiritualidade.

Sendo assim, nossa abordagem será sempre um pouco diferente do que o coaching, por exemplo, pode fornecer. O coaching vem sendo constantemente orientado para o desenvolvimento profissional, sendo embasado principalmente em ferramentas da ciência[3].

Nós estaremos empregando de alguns instrumentos científicos também, mas o que guia as nossas intenções é basicamente espiritual.

Por este motivo, nossa abordagem é também um pouco distinta do que se pode encontrar no setor da autoajuda. Muitas vezes, o material que é produzido nesta linha de atuação se baseia principalmente na experiência da vida material. Procure conhecer a biografia de alguns dos escritores mais bem sucedidos da mesma e perceberá porque estou afirmando isto.

Veja uma lista dos 10 melhores livros de autoajuda[4] e reflita sobre o que acabo de colocar.

Sendo assim, as postagens que disponibilizaremos nesta categoria serão desenvolvidas em torno de assuntos mais procurados na internet. Mas, escreveremos sempre de dentro para fora, ou seja, do raciocínio interior para o exterior (e não o contrário).

 

Alimentação Natural

É preciso “conhecer e, mais do que isto, também realizar o que significa alimentação natural, para então haver a possibilidade de experimentar-se da opção de a ela se dedicar. O que existe por trás de tal conceito é o que o faz traduzir alguns significados, de modo a haver coerência nos conteúdos que fazem alguém decidir pela opção adotar[5]”.

Começo assim esta explanação, porque realmente é preciso conhecer o que significa alimentação natural. Quem conhece, entende as justificativas desta opção alimentar.

O que denominamos de alimentação natural é o que podemos ingerir com menor carga de consciência por vários motivos. Ela ajuda a preservar o meio ambiente, a fortalecer a nossa saúde e a proteger os animais.

Preservamos o meio ao optarmos por alimentos naturais, porque eles substituem os itens modificados pela indústria alimentícia. Os enlatados, empanados, congelados (não naturais), artificializados, aromatizados e processados pertencem a esta última categoria.

Além disso, alimentos que contêm conservantes químicos, agrotóxicos, ingredientes geneticamente modificados e outras coisas deste tipo também podem prejudicar à saúde.

Os problemas não param aí, pois a produção industrial é um dos principais agentes da poluição ambiental. De forma semelhante, a indústria de carnes é bem agressiva ao meio, além de fomentar à violência contra os animais e à saúde humana.

Logo, desde o ponto de vista espiritual, é bom lembrar que:

“Destruir os ambientes para a determinados cultivos realizar, interferindo nos fluxos que a natureza provê, é sério atentado ao que a vida pretende expressar. Eventos que degradam os meios podem resultar deste tipo de atividade; e de fato eles resultam, mudando o traçado original das manifestações vitais que poderiam em certos casos expressar-se[6]”.

Estaremos trabalhando essas questões e, ao mesmo tempo, propagando lógicas inteligentes que justificam o vegetarianismo e suas vertentes.

Com isto, queremos colaborar também com a vida espiritual dos leitores, pois uma alimentação natural ajuda a depurar a vibração do corpo físico e a iluminar a vida no planeta.

Conclusões

Tendo em vista tudo o que foi aqui abordado, temos uma linha de pensamento a desenvolver. Ela contém a busca pela essência do ser (Yoga) e o equilíbrio entre corpo e alma (Tantra), os quais se dão por meio de influências da Espiritualidade. Mas, para que haja tais influências é preciso haver Desenvolvimento Pessoal.

Faz parte de desenvolver-se, aprimorando-se para a vida espiritual, a adoção de uma Alimentação Natural e sem violência (ahimsa).

É desse modo que, as categorias nas quais nossas postagens se classificam, estão interligadas entre elas.  Esperamos que você que acompanha os textos possa também fazer as devidas conexões entre as peças que aqui apresentamos. Desejamos sorte e Luz na sua vida!

Referências:

[1] Bhagavad-Gita 2.48

[2] Carr, Bernard. 2007. Introduction and overview. In B. Carr (ed.) Universe or multiverse? (Cambridge: Cambridge University): 3-28.

[3] Se tiver interesse, veja O que é Coaching, em http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching/. Acesso a 22/12/2018.

[4] Os 10 melhores livros de autoajuda (dezembro de 2018). Disponível em https://awebic.com/livros/autoajuda/. Acesso a 22/12/2018.

[5] Conceito de alimentação natural. In: Curso de Alimentação Natural e Ahimsa (não Violência). Templo da Fé Neo-Bhagavata- RJ, 2013.

[6] Idem anterior.